O atendimento ao cliente é uma das partes mais importantes de qualquer negócio. No momento em que o cliente tem o primeiro contato com a marca, é crucial que seja uma experiência positiva.
A chave para um bom atendimento ao cliente é o acolhimento. Os funcionários devem ser amigáveis e prestativos, e devem estar dispostos a fazer tudo o que for necessário para garantir que o cliente tenha uma boa experiência.
Além do acolhimento, os funcionários também precisam estar bem treinados para lidar com todos os tipos de situações e problemas que podem surgir.
Neste artigo, vamos dar algumas dicas sobre como melhorar o atendimento ao cliente na sua empresa. Portanto, se você seguir as nossas dicas, terá mais chances de converter os seus clientes em fãs da sua marca!
O que faz um bom atendimento?
Desde o primeiro contato, o que faz um bom atendimento é ele promover a fidelização de um cliente. Ou seja, não basta simplesmente atender bem, é preciso criar uma experiência de acolhimento e engajamento que motive o cliente inclusive a voltar, para uma segunda compra.
A primeira impressão é sempre a que fica, e isso não poderia ser diferente com o atendimento.
Por isso, dedique-se a criar uma abordagem inicial que seja calorosa e profissional, mas que também ofereça canais de atendimento que façam seu cliente se sentir à vontade para conversar. Em especial via WhatsApp, que se tornou o “sistema operacional do Brasil”.
Em seguida, seja rápido e pró-ativo, ligando para o cliente para entender mais profundamente suas necessidades e dar sua solução. A forma como você se abre e responde às solicitações serve para o cliente como uma amostra da maneira como ele será tratado pela sua empresa no pós-venda.
Tudo isso fará parte da avaliação final do cliente sobre sua empresa, e pode determinar se ele decidirá voltar ou não.
Dicas para ter um bom atendimento a qualquer hora
Para um bom atendimento ao cliente, é importante que as empresas estejam sempre dispostas a acolher e engajar os clientes na primeira experiência.
Ou seja, isso significa estar presente no momento em que o cliente entra em contato, seja para tirar uma dúvida, solicitar um serviço ou comprar um produto. O atendimento deve ser feito neste exato momento, mesmo que após o expediente.
Assim, para oferecer um bom atendimento ao cliente, sua empresa precisa:
- Atender com cordialidade e presteza
- Ouvir o cliente com atenção e demonstrar compreensão
- Sempre buscar solucionar o problema do cliente
- Estar disponível em diferentes canais de comunicação e além do expediente
É por isto que dizemos que um cliente bem atendido para de procurar e fecha com a empresa que atende bem (e rápido)!
Qual a importância do atendimento ao cliente?
A importância do atendimento para os clientes é inquestionável, principalmente porque a experiência de compra, que começa no momento em que o cliente entra em contato com a marca, é crucial para o sucesso dos negócios.
Ou seja, a importância do atendimento é ele ser chave para fazer sua empresa crescer e seu cliente se tornar fiel a sua marca.
Inclusive, a forma como sua empresa agir no primeiro contato do cliente pode ser a diferença entre uma recomendação positiva e uma negativa.
Se o atendimento for ruim, o cliente pode desistir da compra e nunca mais voltar. Por outro lado, um bom atendimento pode fazer com que o cliente se sinta valorizado e engajado, levando-o a comprar mais produtos e recomendar a marca para amigos.
Muitas vezes, o primeiro contato do cliente com a marca é online, por meio de um site ou rede social. Nesse caso, é importante ter um atendimento que dê um retorno rápido e profissional também nessas plataformas.
E para os leads quentes, deve-se dar atenção ainda mais especial, trazendo a conversa para o WhatsApp e ligando efetivamente para o cliente nos primeiros 3 minutos de sua última interação.
O que fazer para melhorar o atendimento
A coluna vertebral do atendimento ao cliente é a experiência que o cliente tem com a marca. A seguir, separamos algumas dicas para melhorar e garantir um ótimo atendimento:
Ofereça atendimento ao telefone profissional
Muitas vezes, o primeiro contato de um cliente com a sua empresa é por telefone. Por isso, é importante treinar seus funcionários e criar scripts de atendimento para garantir que estejam sempre educados e dispostos a ajudar.
Uma dica: caso a sua empresa não tenha um call-center, você pode ter um call-center terceirizado através dos serviços de atendimento compartilhado da Prestus. Dessa forma, além de oferecer um atendimento profissional, gera mais produtividade para o seu negócio.
Crie uma boa experiência online
Hoje em dia, muitos clientes pesquisam online e inclusive entram em contato com a empresa no pré-venda, para saberem como serão tratados no pós-venda.
Sendo assim, certifique-se de que o seu site está bem organizado e fácil de navegar.
Ofereça informações úteis sobre os seus produtos ou serviços, destaque o seu número de telefone, WhatsApp e contrate um 0800. Deixa essas informações no topo do site, chamando os clientes para interagirem.
Disponibilidade no atendimento ao cliente
Além disso, é importante ter funcionários disponíveis para resolverem problemas rapidamente caso surjam.
Se seu time não opera em turnos, considere Secretárias Virtuais, para atender ligações no pós-expediente. A Prestus pode te auxiliar, atendendo em nome da sua empresa, 24 horas por dia se precisar, e principalmente aos finais de semana.
De forma resumida, siga esse passo-a-passo para melhorar o atendimento ao cliente:
- Ofereça um atendimento telefônico personalizado
- Crie uma boa experiência online
- Esteja disponível para atender o seu cliente
O que é um atendimento eficaz?
Acreditamos que um atendimento eficaz é aquele que, além de oferecer um bom atendimento, vai engajar o cliente na primeira experiência. Essa combinação é o que gera a base de uma boa relação entre empresa e cliente.
É por isso que trabalhamos continuamente para oferecer um atendimento eficaz e tornar a primeira experiência inesquecível.
Afinal, o atendimento não termina quando o cliente finaliza a compra. O acompanhamento pós-venda é igualmente importante para garantir que ele fique satisfeito com a aquisição.
No final, o objetivo é criar uma relação duradoura com o cliente, fidelizando-o e conquistando seu reconhecimento como um fornecedor de confiança.
Assim, não só para novas vendas, mas também para para os antigos clientes: capriche no atendimento de pós-venda, inclusive no pós-expediente, como explicado acima.
Por que acolher e engajar os clientes
É importante acolher e engajar os clientes na primeira experiência porque isso irá ajudar a convertê-los e fidelizá-los. Inclusive, pois esses clientes são os mais propensos a recomendar a sua empresa.
Como também, o atendimento rápido e personalizado pode encorajar os clientes a comprar mais produtos ou serviços da empresa no futuro, pois isto mostra que eles podem contar com a empresa
Portanto, é crucial que as empresas ofereçam um atendimento de excelência desde o primeiro contato. Ou seja, criar uma boa experiência de usuário, seja online ou offline, no tempo do cliente e não no tempo da empresa.
Quer reforço para garantir o atendimento da sua empresa? Invista no atendimento compartilhado e conte com a gente. Acesse o site da Prestus!
Perguntas frequentes sobre atendimento ao cliente
Atendimento ao cliente é a função de suporte que sua empresa oferece aos clientes, seja por meio do atendimento telefônico ou canais digitais. O atendimento ocorre antes, durante ou após a venda tendo como principal foco oferecer uma experiência excelente ao consumidor.
O atendimento deve acontecer com profissionalismo e empatia, na maioria dos casos pode ser auxiliado por um script de atendimento. Sua equipe deve ser treinada para garantir que o cliente encontre com satisfação a solução que ele busca.
Os objetivos do atendimento ao cliente são: oferecer soluções que atendam a necessidade do cliente, ser suporte para quaisquer dúvidas, desenvolver relacionamento com o consumidor e garantir que ele se torne fiel à sua marca.