Você sabe quanto a sua empresa perde por cada chamada não atendida? Saiba o que significa e a importância do atendimento telefônico para a experiência personalizada do seu cliente.
Já parou para pensar quanto a sua empresa deixa de faturar cada vez que você não pode atender uma chamada telefônica?
Será que, quando um prospect entra em contato, depois de uma ou duas tentativas mal sucedidas, ele vai tentar novamente o contato? Provavelmente a resposta é negativa.
Depois de ter problemas para conseguir entrar em contato uma primeira vez, é normal que um potencial cliente pense que terá o mesmo problema todas as vezes seguintes que precisar falar com sua organização.
Isso é péssimo para seus negócios, não é mesmo? Então, o que fazer? Como encontrar soluções para conquistar e manter clientes por meio do atendimento telefônico eficiente?
Responder a essas questões é essencial para quem deseja oferecer uma boa experiência. Afinal, o que significa uma chamada não atendida? Qual a importância do atendimento telefônico para o sucesso da sua marca? Continue a leitura para descobrir!
O que significa uma chamada não atendida?
Vamos partir para a matemática, para que você entenda quanto pode estar perdendo com as ligações não atendidas.
Digamos que uma vez ao dia o telefone toque na sua empresa e não seja atendido. Os motivos podem ser diversos, desde ausência, horário de almoço ou até mesmo fim do expediente.
Se a sua empresa tiver em um mês, 24 chamadas não atendidas, sendo que 1/3 dessas chamadas são de potenciais clientes, então estamos falando de oito oportunidades de vendas que você pode estar perdendo.
Agora, vamos supor que o seu índice de fechamento de novas oportunidades seja de 50%. Dessa maneira, você está deixando de ganhar aproximadamente quatro clientes em um mês por não atender o telefone quando ele toca.
Então, por que você está desperdiçando essa oportunidade de vendas? Como reverter esse cenário?
Qual a importância do atendimento telefônico?
O atendimento telefônico é uma das etapas mais importantes quando falamos sobre o bom atendimento ao cliente. Inclusive, essa é uma das primeiras impressões que você pode passar ao seu consumidor em potencial.
Ao contratar um serviço, o mínimo que o cliente espera é que ele seja atendido rapidamente e sempre que precisar.
Quer saber o que significa uma chamada não atendida? Um cliente insatisfeito. E ninguém quer isso, não é mesmo? Afinal, a principal maneira de entender como conquistar e manter clientes é oferecer a ele uma experiência positiva.
Ou seja, um bom atendimento telefônico traz inúmeras vantagens à sua empresa quando falamos sobre a fidelização dos clientes. Mas também oferece outros benefícios, como:
- Solucionar dúvidas e problemas: você precisa estar acessível quando o seu cliente mais precisar, seja para responder às dúvidas ou resolver problemas – especialmente com um suporte 24 horas;
- Oferecer boa experiência: assim, é mais provável que ele dê preferência ao seu negócio ao invés do concorrente, independentemente dos valores;
- Satisfação do cliente: é o que toda empresa busca, não é mesmo? Com isso, além da fidelização, também é mais fácil conquistar novos clientes através das indicações.
Ou seja, estar disponível ao seu cliente, principalmente por meio do suporte 24 horas, significa deixar de lado as chamadas não atendidas e dar lugar ao atendimento telefônico de eficiência e que faz toda a diferença na experiência do cliente.
Como evitar chamadas não atendidas? 3 dicas
Você pode resolver o problema de uma chamada não atendida de maneira simples: por meio do de terceirização do atendimento ao cliente. Principalmente, isso pode ser feito com o serviço de secretárias virtuais compartilhadas, que promovem um suporte à sua empresa 24 horas por dia.
Com o serviço de secretárias remotas, você não terá mais o problema de ligações não atendidas, já que 100% de suas chamadas telefônicas são devidamente respondidas, independentemente do horário que for realizada. Como isso é feito?
1. Opte pela terceirização do atendimento ao cliente
Quer entender como funciona? É simples. Ao contratar um serviço de secretárias virtuais, a sua empresa ganha um número fixo de fácil memorização para divulgar em seu material de marketing e vendas.
Feito isso, toda vez que alguém ligar para o número, você pode programá-lo para tocar no seu escritório ou ser atendido por uma secretária virtual. E caso você programe para tocar no seu escritório, mas ninguém atenda, as atendentes remotas recuperam suas chamadas e iniciam o atendimento.
2. Invista no suporte 24 horas
Mas o serviço de terceirização do atendimento telefônico não para por aí.
As secretárias virtuais podem acessar agendas dos profissionais de sua empresa, sistema de CRM ou ERP para incluírem pedidos, dar sequência em alguma informação ou anotar o recado e enviar um resumo do atendimento para o seu negócio.
O extrato com as chamadas é enviado via e-mail e/ou SMS, e com ele você pode retornar o contato e dar sequência ao atendimento realizado pelas assistentes.
O que tudo isso significa? Que graças às secretárias virtuais e o suporte 24 horas você não precisará mais se preocupar com chamadas não atendidas.
Você pode estar se perguntando o que vale mais a pena: contratar uma nova secretária ou contar com a terceirização do serviço? Confira alguns conteúdos que podem te ajudar a tomar essa decisão:
- Encargos e custos trabalhistas: quanto custa um novo funcionário?
- Comparativo de custos: vale a pena contratar uma secretária CLT?
Talvez seja isso que esteja faltando para melhorar a imagem da sua empresa, fazendo com que a experiência do cliente seja aperfeiçoada e permitindo que novos usuários cheguem até você.
Afinal, é o que toda empresa busca, não é mesmo? E tudo o que você precisa fazer para começar é escolher o seu plano.
3. Conheça o Siga-me
Já ouviu falar sobre o Siga-me? Essa é a função de “transferir chamadas”, muito utilizada tanto em celulares quanto em linhas fixas.
Basicamente, trata-se de um “código” que deve ser programado em seu aparelho para direcionar as ligações para outro número fixo ou móvel. Veja códigos de programação das operadoras de todo o Brasil.
Essa ferramenta pode ser utilizada para transferir todas as chamadas, ou apenas aquelas ligações que não foram atendidas.
Com certeza, essa forma de programar o Siga-me para chamadas não atendidas é muito útil para que você não deixe de recepcionar em tempo real os seus clientes.
E é exatamente por isso que falamos das secretárias virtuais anteriormente. Caso você não tenha para quem direcionar o atendimento do escritório quando estiver fora ou ocupado, a Prestus pode atender as chamadas em nome da sua empresa 24 horas por dia.