Os 6 passos para fazer um bom plano de negócios são:
- Estudar o mercado em que seu empreendimento se insere;
- Definir seu modelo de negócios;
- Escrever sua Missão, Visão e Valores;
- Definir quais são os objetivos e metas do seu negócio;
- Elaborar um plano de ação;
- Definir a identidade visual da sua marca.
Se você está querendo empreender, fique sabendo que entender como fazer um bom plano de negócios é fundamental para que o seu empreendimento alcance o sucesso e se mantenha lucrativo ao longo dos anos.
Um levantamento realizado pelo IBGE constatou que a cada dez empresas abertas no Brasil no ano de 2012, seis fecharam as portas em menos de cinco anos. Além disso, 21,1% não conseguiram sobreviver nem ao primeiro ano de funcionamento.
Não é difícil perceber que manter uma empresa aberta é um verdadeiro desafio, ainda mais quando falta planejamento. Se você não quer que o seu negócio entre para essa estatística, talvez seja interessante começar a fazer o seu rascunho agora mesmo.
Sabemos que essa não é uma tarefa fácil, por isso decidimos montar um passo a passo, explicando como fazer um bom plano de negócios. Se interessou? Então, boa leitura!
Qual a importância de se fazer um plano de negócios?
Se este é seu primeiro contato com o assunto e você nunca elaborou um planejamento desses antes, é provável que esteja se perguntando: “afinal, por que é tão importante fazer um bom plano de negócios?”
A resposta é simples: quanto mais completo for o seu planejamento, menores serão os imprevistos pelo caminho e maiores serão as chances de sucesso. Isso porque um bom plano de negócios, além de ajudar a estruturar o projeto, também funciona como uma bússola, guiando o empreendimento rumo ao sucesso.
É importante que fique claro que a elaboração do plano de negócios é uma preparação, o que significa que deve ser realizada antes da abertura da empresa.
Algumas das principais vantagens em se fazer um bom plano de negócios são:
- possibilita verificar se o seu projeto de fato é viável;
- permite conhecer seu empreendimento mais à fundo, bem como sua concorrência e o mercado em que se insere;
- confere maior previsibilidade para os desafios da sua jornada no empreendedorismo;
- ajuda a identificar possíveis falhas que poderiam inviabilizar o crescimento do negócio lá na frente;
- te dá maior clareza sobre seus objetivos e o que precisa fazer para alcançá-los;
- contribui para um planejamento eficiente de suas estratégias de negócios, do marketing às vendas.
Como fazer um bom plano de negócios em 6 passos
Já de início é preciso deixar claro que a complexidade de um plano de negócios está diretamente relacionada ao tamanho do empreendimento que se pretende iniciar.
Um empreendedor que deseje abrir um restaurante, por exemplo, certamente terá que se empenhar mais em seu plano de negócios do que outro que irá vender água de coco na praia, mas isso não significa que o segundo não deva se preparar.
Confira agora um passo a passo geral de como fazer um bom plano de negócios:
1 – Estude o mercado em que seu empreendimento se insere
Seja qual for o seu projeto, uma coisa é certa: você precisa conhecer o mercado no qual está prestes a se inserir. É por isso que esta deve ser uma das primeiras etapas da elaboração do seu plano de negócios.
Algumas perguntas que podem orientar este início de planejamento são:
- Qual é o panorama geral do mercado?
- Está aquecido ou em crise?
- Quem são os principais concorrentes?
- Há espaço para inovar?
Uma ótima ferramenta nesta etapa é a análise SWOT, também conhecida como matriz FOFA. Essa ferramenta irá lhe ajudar a conhecer o cenário e compreender as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas inerentes ao seu empreendimento, gerando insights que servirão como base para o seu plano de negócios.
Para mais detalhes sobre como aplicar a Matriz Swot na prática, confira o vídeo abaixo:
2 – Defina seu modelo de negócios
O segundo passo de como fazer um bom plano de negócios é estabelecer com o que exatamente você irá trabalhar, ou seja, o seu modelo de negócios. Essas definições são importantes para que você tenha clareza do que vem pela frente.
Alguns exemplos de perguntas que podem orientar esta etapa são:
- Você irá lidar com produtos ou serviços?
- O que especificamente irá vender?
- Como pretende vender?
- Quem serão seus clientes?
- Quais serão seus diferenciais em relação aos seus concorrentes?
3 – Missão, Visão e Valores
Agora que você está por dentro do mercado em que irá atuar e tem um modelo de negócios bem definido, você já pode partir para a próxima etapa, que é a definição clássica da Missão, Visão e Valores do seu negócio.
Como você já deve imaginar, essa etapa é extremamente importante para estabelecer a postura da sua empresa diante do mundo. Caso você não saiba o que colocar em cada item, confira algumas perguntas que podem orientar sua decisão:
- Missão: qual é o propósito da sua empresa? Por que ela existe?
- Visão: qual é o objetivo da sua empresa? Onde você quer chegar?
- Valores: quais são os ideais, princípios e atitudes que você e seus colaboradores cultivam, defendem e empregam nas relações com clientes, parceiros e fornecedores?
4 – Defina quais são os objetivos e metas do seu negócio
Neste passo você irá definir onde quer chegar, e para isso, deverá estabelecer metas e objetivos para o seu empreendimento.
Podemos entender um objetivo como algo a longo prazo. Já as metas podem ser entendidas como pequenas etapas que você vai cumprindo ao longo do caminho para chegar no objetivo.
A dica para ter sucesso nesta etapa é usar a Matriz SMART, que define que suas metas e objetivos precisam necessariamente ser:
- Specific (Específico) – Onde quer chegar?
- Measurable (Mensurável) – Como irá medir os resultados?
- Attainable (Alcançável) – É possível atingir essa meta?
- Relevant (Relevante) – Faz sentido para o seu empreendimento?
- Time based (Temporal) – Quando essa meta deve ser atingida?
Para mais detalhes sobre como definir suas metas SMART ao montar seu plano de negócios, confira o vídeo abaixo:
5 – Elaboração de um plano de ação
Nesta etapa da criação do seu plano de negócios você deverá traçar a estratégia a ser empregada para atingir os objetivos e metas estabelecidos no passo anterior. O que você precisa fazer para alcançá-los?
Obviamente, tudo irá depender dos seus objetivos. Por exemplo, se o seu objetivo for um crescimento de 30% no semestre, qual será a sua estratégia para chegar a este número?
- Aumentar o investimento em marketing?
- Realizar eventos promocionais?
- Contratar mais colaboradores?
- Fazer parcerias?
Cabe a você definir o melhor caminho com base em seu plano de negócios, na sua experiência e no conhecimento de mercado que você adquiriu até o momento.
6 – Defina a identidade visual da sua marca
Muitos subestimam a importância do design para uma empresa, mas esse é um grande erro, afinal, sua identidade visual é responsável pela forma como as pessoas enxergam e reconhecem a sua marca.
Aqui podemos incluir cores, tipografias, formas, etc. Lembrando que toda a sua comunicação precisa seguir esses padrões para fortalecer a autoridade da sua marca, permitindo que os consumidores a reconheçam onde quer que esteja.
Uma dica de ferramenta que pode te ajudar muito neste processo e no seu dia a dia, em sua comunicação, é a Trakto, uma plataforma de edição de imagens online super fácil de usar.
Com essa ferramenta você certamente conseguirá economizar muito tempo e poderá ter resultados incríveis em suas ações de marketing, seja para vender nas redes sociais ou mesmo para criar peças de divulgação offline.
Ficou claro como fazer um bom plano de negócios?
Como você pode perceber, a importância de um bom plano de negócios é inquestionável, afinal, ele é essencial para garantir um crescimento sustentável e contínuo para qualquer empreendimento.
Pode parecer uma tarefa um tanto trabalhosa, mas pode ter certeza de que isso fará toda diferença no futuro da sua empresa!
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