Ao ler o título desse post, você pode ter se perguntado: afinal, por que eu precisaria de um gravador de chamadas na minha linha de telefone?
Lembre-se que, muitas empresas que têm atendimento SAC ou são empresas fornecedores de serviços reguladas pelo poder público, tem a obrigação de gravar suas ligações telefônicas.
Por outro lado, outras empresas, optam por gravar suas chamadas para terem mais segurança e controle de qualidade do atendimento prestado, além de reconhecerem que é uma forma de modernizarem suas linhas, logo, seu atendimento.
É importante ressaltar que é permitido gravar as ligações somente quando ambos interlocutores, funcionários e clientes, estão previamente cientes da prática, caso contrário a gravação será considerada clandestina.
Dito isso, existem algumas ferramentas que permitem gravar suas chamadas recebidas ou realizadas, veja quais são e entenda as diferenças para que você possa modernizar a sua linha:
- Gravador para PABX: uma das opções mais caras, pois além de depender do servidor do PABX para funcionar, pode precisar de um computador para o armazenamento das chamadas ou, se for manual, é necessário o serviço de um operador.
- Número de entrada (ou 0800) com gravação: você pode adquirir números de entrada e número 0800 que já incluam a gravação, mesmo que queira que sua linha atual continue recebendo chamadas.
- Atendimento remoto com gravação: alguns serviços, como o Número Mágico, disponibilizam atendimento via uma equipe remota de secretárias compartilhadas, com total gravação de chamadas e atendimento 24 horas.
Veja o comparativo dos serviços na tabela abaixo, com base nas principais modalidades, e decida qual é o melhor para sua empresa ter acesso às gravações de chamadas:
Por que gravar ligações?
Como mencionado anteriormente, um dos principais motivos para uma empresa adquirir um gravador de chamadas telefônicas é a segurança, mas para que você possa entender melhor e reconhecer a importância desta ferramenta, segue abaixo alguns pontos que podem fazer a diferença no seu atendimento.
Segurança do atendimento e das informações
Tanto para o cliente, quanto para a empresa e seus funcionários, o gravador de chamadas permite que, diante de qualquer problema, seja possível verificar o que ocorreu durante a ligação.
Isso é possível graças a tecnologia empregada nas ferramentas de gravação, que possibilitam com base em alguns dados, como: o protocolo gerado do atendimento, dados do próprio cliente (nome completo, número de telefone, dia e horário aproximado que entrou em contato, por exemplo) ou dados do atendente, localizar o histórico do atendimento e a gravação, para assim dar a tratativa necessária.
Otimizar o atendimento e serviço
Um ponto muito positivo em relação ao gravador de chamadas é a possibilidade de consultar oportunidades de melhorias, tanto no atendimento quanto no serviço ou produto do seu negócio.
Você pode selecionar algumas ligações e ver se existe algum padrão nas solicitações, reclamações e afins que podem gerar ideias e estratégias, trazendo então, inovação para seu negócio e a satisfação para seus clientes.
Quanto a melhoria no atendimento, por meio da gravação das chamadas é possível verificar como os seus funcionários falam com os clientes, qual o tom de voz, nível de interesse e erros que podem acontecer de forma mais frequente e com isso, personalizar um treinamento, para que o atendimento da sua empresa possa representar o seu negócio de forma eficaz, afinal, o atendimento pode ser o cartão de visitas do seu negócio.
Para saber como chegar à excelência na abordagem do atendimento telefônico, recomendamos a leitura do Mini Guia De Prospecção E Atendimento Comercial.
Como modernizar sua linha fixa com gravador de chamadas
Ao contratar o serviço da Prestus, você recebe um número de telefone fixo exclusivo para você, no DDD de sua preferência. Você pode divulgar esse número em todos os seus materiais de marketing e vendas.
Quando o cliente liga para o número divulgado, profissionais qualificados atendem a chamada em nome da sua empresa e seguem um script de atendimento que você mesmo define.
A sua chamada é gravada do início ao fim, independentemente de você ter um número 0800, ou um número fixo comum. Além disso, você ainda conta com a vantagem de ter secretárias virtuais compartilhadas atendendo em nome da sua empresa 24 horas por dia.
No final, você também recebe um resumo de sua chamada via e-mail e/ou SMS. Tudo que você precisa fazer para começar é visitar o site da Prestus e escolher seu plano.