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Está em dúvida sobre quais são as vantagens e desvantagens do home office? Então, veja como a facilidade dos meios de comunicação e novas práticas empregatícias mudaram o jeito de se enxergar o trabalho em casa.
Popularmente conhecido como “o trabalho do futuro”, ainda existem questionamentos sobre os pontos positivos e negativos do home office, mas, afinal, quais são eles?
Nota-se que os custos de home office são bem inferiores aos de manter uma empresa física, favorecendo muitas áreas, principalmente aquelas que não dependem do relacionamento direto com o consumidor.
Quer descobrir mais sobre como identificar se a sua empresa pode aderir ao home office sem perder a qualidade dos serviços e, principalmente, a excelência do atendimento?
Então, continue a leitura para mais um conteúdo exclusivo e veja como encontrar neste mercado uma nova oportunidade de expansão e crescimento para a sua empresa.
Home office: o modelo trabalho do futuro
Antes de abordarmos as vantagens e desvantagens do home office, é bom esclarecer tudo sobre esse modelo de trabalho que ganhou muito destaque nos últimos anos.
Termo originário do inglês, o home office tem como tradução literal “escritório em casa”, em outras palavras, diz respeito ao trabalho que pode ser realizado fora da empresa, de forma remota, por não depender de presença física para ser executado com qualidade.
Mas, por que hoje essa é uma realidade mais comum?
Com a facilidade da internet e otimização dos processos internos de uma empresa, hoje a possibilidade de realizar o trabalho remoto no atendimento ao cliente está cada vez mais presente nas empresas, trazendo como consequência inúmeras vantagens.
Isso porque os profissionais estão mais capacitados e antenados, fazendo com que as empresas também se atualizem e evoluam, disponibilizando cursos, material de ponta e novas possibilidades de se trabalhar com qualidade.
As empresas que decidem investir em plataformas integradas ou na terceirização de alguns serviços como, o atendimento ao cliente no home office, acabam otimizando seus processos e o gerenciamento do tempo dos seus funcionários.
Ou seja, o que antes exigia a utilização de diversos instrumentos de trabalho como: papel, caneta, inúmeras planilhas, sistemas complicados e distintos, pode ser direcionado facilmente para apenas um lugar, possibilitando tranquilamente o trabalho remoto.
Mas, ainda assim, existem algumas funções que dependem do toque e da atenção presencial humana e é justamente por isso que decidimos trazer os pontos positivos e negativos do home office.
Veja tudo sobre essas vantagens e desvantagens do trabalho em home office e se a sua empresa está preparada para isso!
Vantagens do home office
Em seguida, como você já compreendeu sobre o motivo do trabalho remoto ser um modelo de trabalho em ascensão, vamos falar sobre as vantagens do home office e como identificar soluções para modernizar a forma de trabalhar.
Vimos que a expansão do home office abriu novas possibilidades de empresas, como a sua, trabalharem e se estruturarem. Atualmente, em um cenário em que tudo é dinâmico e acelerado, essa modalidade ganhou cada vez mais espaço e dessa vez, parece vir para ficar!
Seja em tempo integral ou apenas alguns dias da semana, podemos listar dentre as vantagens do home office os seguintes pontos:
1. Gastos menores para empresa
Certamente, na lista de vantagens do home office, não poderíamos deixar de falar sobre como os custos com a empresa e os colaboradores diminui, de luz até o vale-transporte, o que torna o processo de trabalho remoto uma forma de diminuir gastos.
2. Aproveitamento do tempo
Antes o funcionário que, muitas vezes, perdia mais de quatro horas no trânsito ou no transporte público, tendo como exemplo as cidades grandes, agora consegue utilizar o tempo para seu lazer e recreação, melhorando assim o desempenho em suas tarefas diárias por conta da melhora na qualidade de vida.
3. Conforto e privacidade
É notável a diferença brutal de conforto e privacidade para aqueles mais introvertidos e que trabalham melhor quietos, o home office é um prato cheio para ajudar o colaborador a se concentrar nas demandas e melhorar o desempenho, sendo um grande benefício quando pensamos na produtividade.
4. Mudanças de local e expansão da equipe
Se a sua empresa conseguir desenvolver a autonomia necessária durante o home office, é possível tornar essa a única forma de trabalho dentro de seu negócio, utilizando os recursos antes gastos com estrutura para expandir a equipe.
Além disso, é possível contratar profissionais de qualquer local, não ficando limitado à região em que a sua empresa está localizada fisicamente. Isso, com certeza, traz novas possibilidades, sendo possível encontrar as pessoas certas para o seu negócio.
5. Terceirização de serviços
Por fim, dentro da nossa lista de vantagens no home office, temos como benefício a possibilidade de terceirizar serviços que antes eram exercidos por uma equipe própria.
Através desse novo formato, as empresas podem perceber que a terceirização, além de reduzir custos, é uma forma de garantia de qualidade, visto que as empresas focadas nisso disponibilizam treinamentos e garantem a efetividade do serviço prestado.
Desvantagens do home office
Sem dúvida, pode parecer impossível listar os pontos negativos do home office após entender quão benéfico para o seu bolso e para o sucesso da empresa pode ser a aplicação dessa nova modalidade de trabalho.
Mas também precisamos citar os inconvenientes, riscos e desvantagens que o trabalho remoto acarreta.
Lembre-se que a gestão é algo que pode mudar o cenário e que com o planejamento correto, é possível, sim, realizar o trabalho remoto e terceirizar o atendimento telefônico ao cliente.
Então dentro das desvantagens do home office, selecionamos como pontos fracos os seguintes acontecimentos:
1. Mau atendimento ao cliente no home office
Uma das reclamações que temos que considerar é que muitos colaboradores deixam a desejar no atendimento telefônico quando trabalham remotamente. Isso porque não são monitorados da mesma forma que trabalhando presencialmente.
Por isso, a solução na maioria dos casos, é terceirizar o atendimento e focar em outras áreas da empresa para o home office.
2. Descontrole nos processos gerenciais
Outro fator que prejudica a inserção do home office em algumas empresas é o descumprimento e até mesmo o descontrole em processos internos, que já era difícil com a monitoria presencial.
Portanto, é importante acompanhar o dia a dia dos colaboradores, solicitando relatórios de produtividade e abrir espaço para adaptações e mudanças que favoreçam o desempenho do setor.
3. Dificuldade de socialização em grupo
A dificuldade de socialização é o que mais chama atenção dentre as vantagens e desvantagens do home office. Afinal, muitos tendem a se sentir sozinhos e sentem dificuldade de se comunicar com os seus colegas de empresa.
Já que o modelo proporciona mais quietude e privacidade, o silêncio se torna parte do dia a dia, deixando um buraco para a socialização. Além disso, uma boa alternativa é focar na comunicação da equipe, inclusive criando espaços para descontração, como um happy hour algumas vezes no mês.
4. Conciliar vida profissional e pessoal
Por fim, uma desvantagem que dificulta muito a qualidade e desempenho no trabalho remoto é a falta de organização pessoal, isso porque o mau gerenciamento dos dois pode fazer com que o funcionário perca mais tempo trabalhando do que no lazer ou vice-versa.
Por isso, é necessário deixar claro ao colaborador os horários de início, de pausa e de término da jornada de trabalho, além de acompanhar se o mesmo tem os cumprido.
Call center terceirizado em home office: como funciona?
Agora que já falamos sobre as vantagens e desvantagens da modalidade de trabalho em home office, vamos abordar especificamente a terceirização do atendimento ao cliente em call center na modalidade home office.
A terceirização de call center é uma solução valiosa para empresas que buscam fornecer um atendimento de alta qualidade, mesmo em meio a uma demanda crescente de chamadas. Esta abordagem permite que as empresas se concentrem em suas atividades principais, reduzindo custos associados à manutenção de um centro de atendimento interno.
Quanto ao funcionamento, na terceirização do call center, a empresa contratada assume a responsabilidade de atender os clientes em nome da empresa contratante. Isso inclui fornecer pessoal treinado, infraestrutura e tecnologia necessárias para garantir um atendimento de qualidade.
Além do atendimento receptivo e ativo, empresas terceirizadas responsáveis pelo call center do seu negócio podem realizar diversas outras funções, como:
- pesquisas de satisfação;
- suporte ao cliente;
- SAC;
- triagem de leads;
- prospecção de clientes.
Como funciona o call center terceirizado para home office
Ao contratar uma empresa de atendimento terceirizado como a Prestus, você receberá um número para divulgar em seus materiais de marketing. Se já tiver um número, a empresa fornecerá outro para redirecionar chamadas usando o recurso siga-me.
Quando uma chamada é direcionada para o seu número e não é atendida imediatamente por sua equipe interna, a empresa contratada assume o atendimento. A agilidade no atendimento é um aspecto crucial, e empresas como a Prestus se comprometem a atender chamadas em até três toques, garantindo a satisfação do cliente.
Agora que você já sabe como funciona um call center em home office, é importante se atentar a alguns ao escolher uma empresa de call center terceirizado, são eles:
- o horário de atendimento desejado (comercial ou 24 horas);
- qual número receberá a ligação primeiro;
- os objetivos específicos do atendimento;
- as informações a serem capturadas;
- como você deseja receber essas informações (por e-mail, SMS, integração de sistemas, etc.).
Dessa forma, a terceirização de call center oferece às empresas a flexibilidade e eficiência necessárias para manter um atendimento ao cliente de alto nível, permitindo que elas se concentrem em seu núcleo de negócios e no sucesso do cliente.
6 mitos do home office
Desse modo, como já falamos sobre vantagens e desvantagens do home office e relacionamos esse modelo de trabalho com o atendimento ao cliente, é hora de desmistificarmos algumas informações que ainda circulam e que podem te deixar em dúvida sobre a viabilidade de considerar o trabalho remoto para fornecer atendimento aos seus cliente.
Com muitos mitos e verdades, derrubamos 7 mitos sobre o assunto e, se você acreditava em algum deles, está na hora de começar a repensar seus conceitos se você estiver pensando em construir um home office ou contratar uma equipe de atendimento terceirizada nesse modelo de trabalho.
#1. É impossível ter colaboradores de uma empresa trabalhando de casa. Mito!
Cada dia mais empresas estão oferecendo a modalidade home office. Algumas oferecem o benefício aos líderes, outras, aplicam o trabalho remoto 1 vez por semana.
Aos poucos é possível implementar a cultura home office e se beneficiar da possibilidade de ter um time trabalhando de casa e, evitando trânsito e outros problemas do dia-a-dia.
Para isto é necessário trabalhar a cultura da empresa e preparar principalmente os gestores, para se acostumarem a fazer a gestão da produtividade dos times e estarem prontos para direcionar demandas caso seja necessário.
Além disso, com tantos sistemas, tecnologias e dispositivos de contato (como ERP, CRM, Yammer, SMS, Whatsapp e etc.), é possível estar perto e trabalhar de qualquer lugar, inclusive de casa, com o preparo e dedicação corretos.
Alguns funcionários ainda gozam do benefício de serviços de escritório virtual, quando as empresas para qual trabalham preferem não abrir filiais.
#2. Trabalhar em casa não é produtivo. Mito!
Se você estiver cogitando ter uma equipe em home office, fique tranquilo. É possível garantir a produtividade, porém será necessário ter processos consolidados e adaptáveis a realidade do trabalho remoto.
Isto porque alguns profissionais podem misturar a vida pessoal com a profissional. Assim, acabam parando o trabalho para fazer almoço, colocar roupa para lavar, ver TV, ler jornal e etc.
Então, podem precisar de mais clareza na definição das demandas, prazos e fluxos de entrega.
Além disso, com muitos recursos de produtividade, e ferramentas de atendimento, você pode aliar o trabalho em home office com recursos de escritório virtual.
#3. Os profissionais tem liberdade para fazer o que quiserem, no home-office. Mito!
O fato de ter colaboradores trabalhando em home office não significa que a gestão não terá visibilidade do que tem sido entregue.
Significa que os funcionários têm a liberdade e a vantagem de estar em casa e, assim se poupar do desgaste de sair para o trabalho.
Para isso temos as ferramentas de produtividade que podem auxiliar no acompanhamento dos resultados e da produtividade do time.
#4. Funcionários podem trabalhar em qualquer horário. Mito!
Apesar do trabalho ser realizado de casa, ainda existe a necessidade de uma rotina de trabalho, com horários definidos e planejamento a ser seguido.
O trabalho em home office não significa fazer o que quiser e quando quiser. Pois, os atendentes precisam estar online para atender as ligações e também para interagir com seus colegas de trabalho, nos horários pré-definidos para a jornada de trabalho.
#5. Os funcionários trabalharão menos horas. Mito!
É possível ter controle de jornada de trabalho mesmo no trabalho remoto, principalmente quando o assunto é atendimento telefônico, em que o colaborador precisa estar logado em uma plataforma para realizar os atendimentos.
#6. Trabalhar em home office implica em ser menos profissional nos contatos comerciais. Mito!
Muitas empresas relutam em adotar o sistema de home office porque não teriam as mesmas condições profissionais, como por exemplo, o telefone atendido de maneira profissional.
Por esse motivo, terceirizar o atendimento telefônico da sua empresa em home office pode ser uma excelente opção, pois você poderá contar com uma equipe de profissionais treinados e capacitados para manter o tom de voz da sua marca ao atender seus clientes.
Devo investir no atendimento ao cliente em home office?
Se você acompanha nossos conteúdos, já deve ter concluído que a excelência no atendimento melhora a experiência do cliente. Porém, não podemos deixar de lado as questões relacionadas a eficiência de um atendimento ao cliente em home office.
Como vimos, como em toda modalidade, o home office apresenta tanto vantagens quanto desvantagens. Mas é importante lembrar que, com uma boa gestão e comunicação, é possível encontrar boas alternativas para a maioria dos pontos negativos.
O atendimento ao cliente é o pilar de sucesso em toda boa empresa, mas também seu calcanhar de Aquiles. Afinal, se não estiver com a equipe alinhada, profissionais capacitados e instrumentos de trabalho de qualidade, o atendimento ao cliente em home office poderá ser um risco para seu negócio.
A Prestus é a primeira e maior empresa de Secretárias Compartilhadas no Brasil. Nós atendemos em nome de mais de 500 empresas com total sigilo e prestatividade.
Portanto, entre as principais vantagens da contratação do serviço de assistentes virtuais para o seu negócio, podemos ressaltar:
- Economia com infraestrutura e Recursos Humanos;
- Melhoria no atendimento e satisfação do cliente;
- Maior produtividade para a equipe de vendas;
- Realização de um pós-vendas eficiente.
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