Tempo estimado de leitura: 6 minutos
Como você faz para mensurar o desempenho do seu negócio em geral ou de áreas específicas da empresa?
Esse é um dos maiores desafios enfrentados enfrentados por gestores e empreendedores.
Para garantir que a empresa cresça e se desenvolva de maneira consistente, é necessário acompanhar constantemente o cumprimento das metas de negócio e o desempenho em diferentes aspectos.
Nesse sentido, os indicadores de performance são ferramentas muito úteis e que servem como uma bússola para orientar as decisões dos gestores e indicar as mudanças que precisam ser implementadas para melhor os resultados.
Tendo isso em vista, elaboramos este artigo para explicar o que são indicadores de performance e qual a importância dessas ferramentas.
Continue a leitura e confira também alguns exemplos de indicadores que você pode implementar na sua empresa para mensurar e monitorar o desempenho do seu modelo de negócio:
O que são indicadores de performance?
Os indicadores de performance são ferramentas utilizadas para mensurar, quantitativa e qualitativamente, o desempenho de uma organização em diferentes aspectos.
Por meio dos indicadores de performance, é possível ter acesso a dados precisos que permitem avaliar, por exemplo, a qualidade das soluções, a capacidade operacional, a produtividade individual e coletiva, a eficácia dos diferentes processos organizacionais, a eficiência das estratégias de negócio e a satisfação dos clientes.
Qual a importância dos indicadores de performance?
Os indicadores de performance são ferramentas importantes porque possibilitam que os gestores tomem decisões mais bem fundamentadas, baseando-se em dados concretos sobre o desempenho da empresa no que se refere ao cumprimento de metas e objetivos pré-estabelecidos.
Além disso, a importância dos indicadores de performance também reside no fato de que eles permitem adotar uma gestão mais “pé no chão”, coerente com a atual realidade da empresa.
5 exemplos de indicadores de performance para você acompanhar
Os indicadores de performance são indispensáveis para que você consiga ter uma visão mais ampla sobre o desempenho da organização e ampliar também o seu controle sobre as metas da empresa.
1 – Ticket médio
O ticket médio é um dos indicadores de performance mais importantes de se acompanhar. Ele mensura, em média, a quantidade de receita que cada cliente gera para a empresa durante o período analisado.
É possível também calcular o ticket médio dos vendedores. Nesse caso, o objetivo é analisar o desempenho do time de vendas e identificar os profissionais que têm performado melhor.
Para calcular o ticket médio, basta dividir o volume total do faturamento em vendas pelo total de clientes ou de vendedores.
Veja outros indicadores financeiros neste vídeo:
2 – Lifetime Value (LTV)
Se o ticket médio se refere à média de receita que cada cliente costuma gerar em um período específico, o Lifetime Value é um indicador de performance que calcula a receita média que cada cliente gera para a empresa durante todo o seu ciclo de vida com a empresa.
Para calcular o LTV, basta aplicar a seguinte fórmula:
- LTV = ticket médio x frequência média de compras x tempo médio de relacionamento.
3 – Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
Para mensurar a eficácia das suas estratégias de marketing, um indicador de performance que você não pode deixar de acompanhar é o Custo de Aquisição de Clientes – o CAC.
O objetivo do CAC é mostrar quanto custou, em média, conquistar cada novo cliente. Para calcular esse indicador, é necessário dividir o total de investimentos em uma campanha de marketing e dividir pelo total de novos clientes adquiridos como consequência de tal campanha.
Uma boa análise do CAC deve levar em conta o resultado do LTV, o qual deve ser sempre superior ao Custo de Aquisição de Clientes.
Afinal, a empresa acaba saindo no prejuízo se a receita gerada pelo cliente durante todo o seu ciclo de vida for inferior ao investimento que a empresa fez para adquiri-lo.
4 – Net Promoter Score (NPS)
Também entre os principais indicadores de performance, o Net Promoter Score (NPS) se preocupa em medir o nível de satisfação dos clientes por meio de uma pesquisa.
Os clientes precisam responder, de 0 a 10, o quão dispostos eles estariam a indicar a sua empresa para algum amigo ou familiar. De acordo com as respostas, os participantes da pesquisa são divididos em:
- Promotores: notas 9 e 10
- Neutros: notas 7 e 8
- Detratores: notas de 0 a 6
Para calcular o NPS, basta subtrair o percentual de Detratores do percentual de Promotores. O ideal é que o resultado esteja sempre acima de 80%.
5 – Taxa de turnover
Ao avaliar a performance de uma organização, é necessário também direcionar o olhar para os colaboradores.
Nesse sentido, a taxa de turnover – ou rotatividade – busca mensurar o fluxo de desligamentos e novas contratações.
Quando o índice de rotatividade está muito elevado, isso pode ser sinal de problemas de liderança, insatisfação com o ambiente de trabalho, baixa valorização dos funcionários e vários outros motivos que merecem ser investigados.
A fórmula para calcular o turnover é:
- [(nº de demissões + nº de admissões) / 2] / total de funcionários
Bom, esses são alguns dos principais indicadores de performance que você pode utilizar para acompanhar o desempenho da sua empresa. Se você ainda não monitora essas métricas, passe a ficar de olho nelas o quanto antes. Porque, com certeza, a gestão por indicadores vai transformar seu negócio!
Veja no vídeo a seguir algumas dicas de como fazer a gestão por indicadores:
Este post foi escrito pela equipe da Siteware, uma empresa que une pessoas, operação e estratégia em um único software de gestão empresarial, para que as empresas melhorem seus resultados, sua comunicação e sua governança.