Tempo estimado de leitura: 5 minutos
CRM é sigla para Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente) Um CRM de vendas é um software que representa processos, estratégias e ações. Tudo isso para prospectar, nutrir, qualificar e encantar clientes para conseguir aumentar as vendas.
A transformação digital deixou – há algum tempo – de ser um luxo e passou a ser uma necessidade para as empresas (de qualquer porte). O poder de barganha está hoje com os clientes. Sendo assim, destacar-se no meio de tanta concorrência é uma tarefa vital.
Neste contexto, ter um CRM de vendas é algo bastante estratégico. Ele permite às empresas organizar o processo de vendas e ao mesmo tempo reduzir os custos da operação.
Sabe como isso é possível?
Confira neste artigo a partir de agora.
Boa leitura!
O que é CRM de vendas e qual o benefícios para as empresas?
Antes de abordarmos benefícios, precisamos esclarecer um pouco mais sobre o que é CRM de vendas. A sigla, você já sabe o significado. Mas, de maneira geral, trata-se de um sistema de vendas que envolve:
- ações;
- análises;
- estratégias;
- gestão;
- políticas.
Tudo isso está voltado para dar maior organização no processo de vendas. E também tornar todas as etapas do processo mais assertivas. O que acaba deixando a rotina de vendas mais e mais produtiva.
O foco no cliente é, sem sombra de dúvidas, um dos principais ganhos que o CRM traz para empresas de qualquer porte e segmento.
Até porque, cá entre nós: é possível contar nos dedos de uma só mão os segmentos que não necessitam de um relacionamento duradouro e positivo com seus consumidores, desde o momento da prospecção até a pós-venda.
Deixando o clichê de lado, você sabe muito bem que o relacionamento é a alma do negócio. É decisivo para que um cliente escolha a sua empresa – e não o concorrente.
Por isso, o cuidado com o prospect é indispensável. É fundamental gerar valor para ele desde o primeiro contato – e continuar sempre fazendo isso durante a jornada de compra.
Afinal, você deseja fidelizá-lo e torná-lo um evangelizador da marca, correto?
Um CRM ajuda seu time a tornar a experiência e o sucesso do cliente cada vez melhores. E, quando isso ocorre, a empresa gastará menos para adquirir clientes (CAC) e o ciclo de vendas será proporcionalmente menor.
E o que isso quer dizer? Vender mais e melhor, e ao mesmo tempo reduzir custos com a operação de vendas.
CRM na prática: como de fato ele ajuda as empresas?
Como dissemos, o CRM beneficia em todas as etapas o processo de vendas – e não deve limitar a empresa na criação de funis. Você pode e deve ter liberdade para criar quantos forem necessários para todo tipo de processo.
Com o software, por exemplo, é possível usar tags e saber precisamente de onde vem todos os seus clientes.
Logo, saberá quais os melhores canais de aquisição. Assim, poderá focar esforços e recursos neles, eliminando os que não trazem bons leads.
Para isso, use as integrações com diversas plataformas de automação de marketing. Assim, o time de marketing aplica estratégias para captação de clientes mais assertiva; o time de SDR nutre mais facilmente os leads gerados e deixa-os pronto para o time de pré-vendas agir.
A equipe de pré-vendas, por sua vez, tendo todo histórico de interação do cliente com a empresa desde o marketing, já sabe que tipo de abordagem realizar.
Sendo assim, é o momento para aprofundamento, para compreender as dores que ele possui e, de maneira didática e consultiva, mostrar como o produto ou serviço ajudará a superá-las.
Além disso, com webphone integrado, seu time consegue também ligar de qualquer lugar que estiver e ainda ouvir todas as ligações com os clientes. Afinal, elas ficam gravadas e salvas dentro de cada oportunidade. Isso é decisivo para aprimorar cada vez mais a abordagem. O que aumenta (e muito!) o poder de persuasão.
Dessa maneira, com templates de email configurados, combinados com ações automáticas do CRM, a equipe torna qualquer conexão muito mais ágil – como no momento de, por exemplo, realizar o follow up.
Acelere o fechamento de suas vendas
Os vendedores ao negociarem contam com recursos que ajudam o fechamento das vendas a ficar muito mais rápido. Um dos que mais contribuem nessa missão é o template de propostas e contratos.
Ou seja, esqueça aquela tarefa robótica e maçante de copiar e colar dados do cliente em documentos do Word, enviar pelo correio um contrato impresso e aguardar o retorno do mesmo.
Pelo CRM, os vendedores enviam o documento e também as propostas preenchidas com apenas poucos cliques. E com também poucos cliques, o cliente pode assinar o documento graças ao módulo nativo de assinatura eletrônica de documentos.
Além do mais, o vendedor por monitorar se o email com o documento enviado foi aberto, bem como se a sua proposta foi visualizada pelo prospect. Logo, novamente vemos outro recurso que ajuda na realização da etapa de follow up.
Como sair de planilha e migrar para um CRM?
Fazer a transformação digital em vendas nas empresas nem sempre é uma missão fácil – mas é algo extremamente necessário e urgente. Por isso, inicie:
- Mapeando os problemas que a empresa tem para relacionar, vender e reter clientes;
- Indo atrás de informação. Conhecendo mais sobre o que é CRM e como ele ajuda as empresas a terem resultados melhores;
- Consuma cases de sucesso de empresas que, independente do segmento, superaram falhas e cresceram com a tecnologia. Afinal, as dores são parecidas;
- Depois, procure por CRMs que de fato façam sentido e que podem ajudar seu time;
- Teste os sistemas escolhidos e analise se, durante o período de testagem, a empresa se preocupou em entregar bons conteúdos educacionais para você;
- Consuma esses conteúdos que irão ajudar você a entender melhor como funciona um CRM na prática;
- Esclareça todas as dúvidas quando você estiver em contato com o consultor de vendas;
- Certifique-se de que a plataforma permite a criação de múltiplos funis, tem ações automáticas e que há integrações com outras ferramentas que você usa;
- Opte por uma empresa com uma área de customer success proativa e preocupada com seu sucesso enquanto cliente;
- Escolha um sistema que seja brasileiro, com suporte em cobrança também nacionais (e escape da flutuação cambial).
Obrigado por ler até aqui!
*Este guest post foi escrito pelo CRM PipeRun