Gerenciar projetos pode ser uma prática muito mais eficiente quando você sabe o que são metodologias ágeis e como implementá-las em sua empresa.
Começar um projeto pode ser considerado um grande desafio, afinal, são inúmeras questões as quais você deve atentar-se: criação do escopo, montar a equipe, entender quais são os próximos, realizar pesquisas.
Enfim, poderíamos ficar muito tempo aqui falando sobre as diferentes etapas de um projeto, antes mesmo de colocar a mão na massa e dar início à sua implementação. Mas queremos simplificar, afinal, é para isso que estamos aqui, não é mesmo?
Por isso, temos a metodologia ágil, que funciona como uma boa alternativa na gestão de projetos, principalmente se você quer aprimorar todo o processo. Assim, é possível ter melhores resultados, de maneira mais rápida e eficiente.
E isso é o que toda empresa busca, não é? Por isso, se você quer saber mais sobre o que são metodologias ágeis, conhecer os principais tipos e exemplos e, principalmente, como aplicá-los aos seus projetos, então continue a leitura para descobrir.
Afinal, o que são metodologias ágeis?
Como falamos, a metodologia ágil é um modelo e até mesmo uma filosofia de gerenciamento de projetos. Afinal, manter a equipe alinhada, ter uma comunicação eficiente e até mesmo manter o foco no que é essencial são questões complexas e que envolvem muito planejamento.
E, por isso, entender o que são metodologias ágeis torna-se tão essencial. O método ágil surgiu com a indústria de Tecnologia da Informação para resolver alguns desses problemas comuns que todo planejamento passava.
Basicamente, a ideia foi tentar tornar os longos processos e sem datas definidas em algo mais eficiente. Por conta das suas vantagens, que falaremos mais adiante, as metodologias acabaram sendo adotadas por diferentes áreas, trazendo benefícios tangíveis para todas elas.
Quando pensamos na gestão de um projeto, conseguimos facilmente visualizar o seu início e fim, pois eles são bem definidos. Entretanto, é esse processo entre os dois que podem ser otimizados a partir do momento que se entende o que são metodologias ágeis e, principalmente, como aplicá-las.
Isso porque os métodos ágeis sugerem:
- Ciclos de desenvolvimento mais curtos;
- Entregas bem definidas;
- Bom alinhamento da equipe;
- Comunicação eficiente;
- Atenção em melhorias contínuas.
A partir do momento que você tem processos curtos, em oposição à gestão de projetos tradicional, é possível ter, com mais clareza, a identificação de erros e até mesmo possíveis falhas na execução. Sabendo onde eles ocorrem, a equipe tem maior flexibilidade para arrumá-los, sem demandar muito tempo ou até mesmo estudo de cada caso.
Quais são os métodos ágeis: 3 tipos
Agora que você já sabe o que são metodologias ágeis, é o momento de conhecer alguns desses exemplos para que você consiga aplicar no seu dia a dia e alcançar melhores resultados com os métodos ágeis de gestão de projetos, não é mesmo?
1. Smart
A técnica Smart funciona como um método para definição de metas, algo essencial para qualquer projeto, não é mesmo? Basicamente, baseia-se em cinco fatores:
- S (Specific): sua meta precisa ser específica e clara;
- M (Measurable): mensurável e qualificável;
- A (Attainable): apesar de desafiadoras, as metas precisam ser atingíveis;
- R (Relevant): relevante para a sua marca, projeto ou campanha;
- T (Time-related): temporal, ou seja, precisa ter um prazo final.
A ideia dessa metodologia, portanto, é que uma meta deve seguir essas cinco regras ao mesmo tempo para que ela seja bem-sucedida tanto no seu desenvolvimento quanto nos resultados alcançados.
2. Scrum
O Scrum é um dos métodos ágeis mais conhecidos atualmente, tendo sido criado por Jeff Sutherland e Ken Schwaber entre o fim da década de 80 e início dos anos 90. Basicamente, a ideia é trabalhar projetos complexos através de sprints (ou ciclos) mais simples.
Nesta metodologia, há papéis bem definidos em relação às equipes, ou seja, o que cada pessoa é responsável. O product owner (traduzindo para dono do produto — ou projeto) é uma dessas principais funções, pois é quem representa o cliente, ficando responsável por definir as funcionalidades do produto.
Um dos lados positivos da metodologia Scrum é que ela evidencia as prioridades e faz com que as equipes foquem no que realmente é importante. A partir disso, são criadas listas com as tarefas para serem distribuídas para o scrum team.
Por fim, a metodologia baseia-se em sprints, que são os intervalos de tempo em que as tarefas devem ser realizadas, além de reuniões fixas para verificar o andamento do projeto.
Entre as principais vantagens desse método temos a mínima participação do cliente, que vai ter estabelecido as principais questões apenas no início do projeto e ao fim dos sprints para validação do que foi feito.
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3. Kanban
Já a metodologia kanban funciona um pouco diferente. Esse método é indicado para quem gosta de trabalhar com checklists e acompanhar mais de perto em qual etapa do projeto todos estão.
Aqui, você pode criar um quadro físico para dividir as tarefas ou, caso esteja trabalhando com uma equipe em home office, pode contar com ferramentas que utilizam o método kanban, como o Trello.
A proposta dessa metodologia é apresentar, de maneira visual e prática, os andamentos dos fluxos e dos processos da empresa. Ou seja, enquanto o scrum é mais utilizado para projetos complexos específicos, o kanban pode ser adaptado para tarefas diárias, tanto da equipe quanto pessoais.
Como uma das vantagens, temos a simplicidade da metodologia. Mas, para que ela funcione, é preciso que toda a equipe esteja bem engajada.
Quais as vantagens de implementar as metodologias ágeis?
Já deu para perceber os principais benefícios, agora que você já sabe o que são metodologias ágeis, não é mesmo? Além de auxiliar diretamente na elaboração de projetos, também ajudam em sua execução.
Isso torna o trabalho mais assertivo, com uma comunicação transparente para toda a equipe, que sabe quais são os próximos passos e entende o objetivo comum do projeto.
Além disso, a agilidade é algo que não podemos deixar de fora, sem falar da própria questão do tempo. E, afinal, é isso o que buscamos: bons resultados dentro de um determinado período, sem se estender por longos ciclos.
E a partir do momento que você entende quais são as prioridades da sua empresa e ao que você deve estar atento, fica mais fácil notar que algumas atividades podem ser terceirizadas para outros parceiros e especialistas.
É o caso do atendimento telefônico com as secretárias virtuais. Apesar do atendimento ao cliente ser uma área fundamental para qualquer empresa, saber que você pode contar com especialistas para realizarem esse tipo de atendimento personalizado quando você não puder, é fundamental.
Ou seja, foque nos projetos que realmente requerem a sua atenção e, mesmo assim, não deixe de atender chamadas que podem ser importantes para sua empresa. Com os pacotes de secretária remota você pode ter o melhor dos dois mundos.
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