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Nos próximos 2 minutos você vai identificar os melhores canais de contato com seus clientes, seja para marketing, vendas, SAC ou retenção.
Uma pesquisa da Meta/Boston Consulting Group aponta que 62% dos consumidores usam email para acessar o suporte de empresas, 48% usam também o telefone, 42% o fazem via chat ao vivo e mais de 80% usam o WhatsApp, que se tornou “o sistema operacional dos brasileiros” (com cerca de 5 milhões de PMEs utilizando o WhatsApp Business – Fev/2025)
Por outro lado, quando falamos sobre como o cliente prefere RECEBER CONTATO de uma empresa, a maioria dos consumidores preferem receber e-mail (89%) e também são receptivos a receber SMS (75%). O uso ativo do WhatsApp precisa ser bem planejado pelas empresas e estritamente mediante autorização (opt-in). Justamente por isto, uma dica importante é: abra o canal WhatsApp no momento em que o cliente tem interesse (e não depois). Hoje vamos falar sobre o uso cruzado de canais, que ajuda a abrir o canal WhatsApp, no momento certo, e da maneira certa!

Já ouviu falar que uma ligação é uma prova de amor? Um cliente que dedica tempo para pegar o telefone e falar com você vale ouro! Aliás, no marketing moderno, restringir os canais de contato ou usar apenas o WhatsApp pode ser um tiro no pé.
Mais do que atender o cliente na hora e na forma que ele deseja, a força do atendimento multi-canal (omnichannel) está na capacidade de integrar os diversos canais dentro da mesma jornada de aproximação, o que aumenta as chances de conversão e fidelização.
Por isto, combinar o WhatsApp com o telefone ou um 0800, o email ou mesmo as redes sociais é essencial, hoje!
Neste artigo, você verá:
O SEGREDO DA INTEGRAÇÃO ENTRE CANAIS:
Vamos a um exemplo: Imagine que um cliente vê uma oferta na TV ou em um outdoor (mídia OOH) e liga para o 0800 estampado na campanha. Ao ser atendido, uma gravação simples de áudio agradece o contato e informa que uma mensagem WhatsApp acaba de ser enviada, com o material da campanha. (O usuário poderá participar da promoção imediatamente, bastando autorizar respondendo com seu nome e/ou email). Para quem está assistindo TV ou se deslocando, ligar para um 0800 é muito mais fácil até do que ler um QR Code, não é mesmo?
Seu Telefone ou 0800 integrados com WhatsApp e SMS
Um número de telefone ou 0800 pode transformar a forma como uma empresa interage com seus clientes e se diferencia da concorrência. Aqui estão algumas vantagens desta estratégia de se integrar canais:
Atendimento imediato
A integração do 0800 com o WhatsApp permite uma comunicação direta e imediata com os clientes, abrindo o canal de comunicação em uma plataforma que já conhecem. Isso facilita o atendimento e aumenta a satisfação do cliente.
Geolocalização
A tecnologia de geolocalização (digitação do CEP na URA do 0800, ou mesmo o compartilhamento de local no WhatsApp) ajuda a personalizar a oferta, oferecendo informações relevantes com base na localização do cliente. A informação de qual a loja mais próxima, por exemplo, pode gerar uma mensagem WhatsApp do vendedor daquela loja, diretamente para o cliente que ligou. Isso pode melhorar significativamente a experiência do usuário e aumentar as chances de conversão!
Atendimento além do horário comercial
Com integrações assim, a empresa pode manter anúncios rodando após as 17h00 ou mesmo aos Sábados e Domingos, dado que o pré-atendimento inicial é integrado. Se preciso, o atendimento dos leads quentes pode ser humanizado e terceirizado para equipes 24h, gerando leads e reuniões para os vendedores. Isso garante que a empresa esteja sempre disponível para os clientes, se diferenciando dos anúncios da concorrência, restritos ao horário comercial.
Chamadas para ação (CTA – Call to Actions)
Diferencie suas chamadas com atributos imediatistas “Ligue agora! Atendimento 24 horas” ou “Fale agora com um especialista”. A disponibilidade da empresa em atender na hora demonstra compromisso com o cliente. Este pode ser um fator decisivo na escolha do cliente. Isto é especialmente importante, num mundo de clientes cada vez mais imediatistas.
Expansão de mercado ou área de atuação
Com um número 0800 nacional, é possível ainda expandir vendas para outras regiões ou cidades. O 0800 posiciona a empresa como atuante em todo o território nacional. E isso amplia significativamente o alcance de mercado, sem altos custos para fazer isto (a partir de R$ 150/mês, por exemplo)

ATENDIMENTO REMOTO
Uma integração de um telefone ou 0800 com o WhatsApp pode facilmente incluir um atendimento remoto, e fazer o envio automático de links, com mensagens que partem, aí mesmo, do WhatsApp que fica no seu bolso! Isso permite manter o seu número WhatsApp atual (bastando ler um QR code para autorizar o atendimento ou a automatização, em nome da sua empresa) e ver as mensagens sendo enviadas sozinhas.
FOLLOW-UP E RECOMPRA AUTOMATIZADOS
Finalmente, mesmo que o cliente NÃO compre neste primeiro contato, tudo bem! Pode-se retomar a conversa facilmente, agora que você sabe o interesse do cliente. Basta programar SMS’s de estímulo automáticos, inclusive estimulando recompras (SMS’s são ótimos para lembretes e nudges, ou seja, “empurrãozinhos” para novas conversões).
Conclusão
Telefone, SMS, WhatsApp, mensagens em Redes Sociais, chat no site, email… Não é uma questão da sua empresa estar “disponível” em diversos canais, mas sim dela integrar ao máximo estes canais e abrir o canal WhatsApp na hora certa!
Oferecer canais mais integrados não só ajuda a empresa a se destacar da concorrência para crescer e se consolidar no mercado, como também ajuda a melhorar a experiencia de clientes cada vez mais informados e imediatistas!
PS: E se você quer diversificar e integrar os seus canais, mercados ou horários de atendimento, clique no botão abaixo e fale com a Prestus.
Até a próxima edição da 2 Minutes to Grow!
Sds, Alexandre Borin (Co-fundador da Prestus)
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