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Atendimento ao cliente

Publicado - 18/05/2021

Passo a passo para montar um bom script de telemarketing

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

 

Você sabe como conduzir uma boa conversa de telemarketing? Nós temos algumas dicas que podem ser úteis.

Script de telemarketing

Você conhece o passo a passo para uma chamada de telemarketing de sucesso?

Se você está trabalhando em televendas, sabe que uma chamada telefônica pode ser uma ferramenta extremamente eficaz para chegar aos potenciais clientes e fechar negócios.

Mas como saber se você tem um discurso de vendas eficaz no telefone? A melhor maneira de fazer isso é elaborar um roteiro de telemarketing estruturado.

Como montar um script de telemarketing

Aqui está uma estrutura de script de telemarketing que você pode usar a seu favor:

  1. Desperte a curiosidade (por que eu deveria me importar com isso?);
  2. Encaixe seu discurso no contexto;
  3. Peça permissão para continuar;
  4. Faça perguntas.: saiba mais sobre suas necessidades. Defina se você precisa de um ajuste;
  5. Teste: veja se há sensibilidade ao seu preço, ao prazo de entrega, etc.;
  6. Agende os próximos passos.

Apesar de contar algumas dicas e até mesmo mostrar na prática como fazer um bom script para atendimento do call center e para vendas, é importante lembrar que não existe uma fórmula perfeita.

Ou seja, o seu script de vendas deve ser adaptado à sua realidade, ao produto ou serviço que sua empresa oferece e, principalmente, a cada potencial consumidor. Afinal, temos diferentes tipos de clientes e é necessário estar preparado para cada um deles.

Quais as vantagens de criar um roteiro de telemarketing

Guia sobre o produto

Você estará ligando para potenciais clientes que nunca ouviram falar sobre a sua empresa e o produto que oferece. Por isso, as informações sobre o seu serviço devem estar na ponta da língua caso apareçam perguntas.

Quando isso não ocorre, a empresa pode perder a credibilidade e até mesmo oportunidades. Com um script, você tem todas as informações necessárias reunidas em um único local, que pode ajudar muito neste momento.

Otimizar a comunicação

Afinal, esse é um dos principais objetivos em montar um script de vendas e telemarketing: servir como um roteiro para que você não deixe de falar nada de importante e troque informações com o cliente de forma fluida e prática. 

Mas não podemos esquecer que essa ligação é uma conversa entre duas pessoas e, por isso, deve soar natural e não que você está lendo um papel.

Padronização do atendimento

Você, enquanto gestor ou dono de uma empresa, tem ciência sobre como é feita a comunicação pelos seus atendentes? O que eles falam ou deixam de dizer? Isso pode fazer muita diferença no momento das vendas.

E esse é um dos benefícios do script de telemarketing. Por mais que seja importante adaptar-se aos diferentes clientes, pelo menos você tem a certeza de que a base da comunicação será a mesma, ocorrendo a padronização do atendimento, que vem a ser algo positivo para sua empresa.

Contornar as objeções

Se você já fez uma ligação de vendas, então sabe que as objeções nunca param de aparecer. Mas se você tem um script de telemarketing, deveria estar preparado para a maioria delas.

Dessa maneira, além de contornar as objeções, você também mostra ao seu potencial cliente que está preparado para a conversa, o que pode trazer mais confiança e até mesmo credibilidade para a sua empresa.

Afinal, como fazer na prática?

Aqui está como usar o script de vendas e telemarketing ativo na prática.

Abertura

Passo #1

Olá, meu nome é Alexandre. Eu estou ligando para algumas startups para descobrir se a versão beta de nosso produto se encaixa nas necessidades de sua empresa.”

Passo #2

Diga o que a sua empresa faz em uma sentença e qual é o serviço que vocês oferecem.

Passo #3

“Será que isso soa interessante para você?”

Qualificação

Passo #4

Qual é o processo que a sua empresa atualmente usa para atender suas chamadas telefônicas?”

Diga quais são os seus clientes e como você atualmente resolve os problemas de chamadas não atendidas na empresa.

Teste de encerramento

Passo #5

Algumas das perguntas que você pode fazer para pensar na finalização dessa conversa junto ao potencial cliente são:

  • Gostaríamos de começar em X semanas, isso seria bom para você?
  • Nossa versão beta está com um bom desconto. Você gostaria de poupar X reais por dia?
  • Qual é o processo decisório da sua empresa?

Defina os próximos passos

Passo #6

Por fim, quando estamos pensando em um processo de vendas e precisamos finalizar a comunicação com o potencial cliente, o ideal é sempre deixar agendado os próximos passos, pois dessa maneira é possível dar uma continuidade à negociação.

Algumas das perguntas que você pode fazer neste momento, pensando em entrar em contato novamente com o cliente, são:

  • Deixe-me enviar a nossa apresentação e agendar um horário na próxima semana para discutirmos mais sobre suas dúvidas em nosso processo.
  • Qual é o melhor e-mail para que eu possa enviar o convite da reunião e novas informações?
  • Quando seria um bom momento para conversarmos na próxima semana?

Se você seguir esse passo a passo, pode não apenas vender, mas também conduzir qualquer tipo de chamada sem muitos problemas para conseguir ser atendido pelo seu receptor.

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