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Atendimento ao cliente

Publicado - 31/01/2022

Telefone fixo para empresa: qual é o melhor + 7 vantagens!

Tempo estimado de leitura: 11 minutos

 

Por mais que a tecnologia tenha avançado, o telefone fixo para empresa ainda é um grande ponto de atenção. Esse método tradicional ainda é muito efetivo na tratativa com clientes de todos os nichos.

Na verdade, hoje é um dos instrumentos mais eficientes, por mais que antigos, para quando se deseja eficiência na resolução de problemas. Ou seja, as pessoas ainda procuram interagir diretamente ao invés de recorrer a outros meios, como WhatsApp, chats de atendimento ou e-mail, por exemplo.

Mas para começar com o pé direito na hora de realizar o atendimento via telefone, é necessário conhecer os princípios básicos desse tipo de suporte. Como também, avaliar internamente se realmente é vantajoso ter um telefone fixo para empresa.

Por que ter um telefone fixo para empresa?

É necessário desmistificar a ideia de que ter um telefone fixo é ultrapassado. Por mais que a transformação digital proporcione mudanças na forma de comunicação, o telefone é a forma mais humanizada de prestar atendimento ao público.

Muitas empresas creem que a comunicação deve ser otimizada por meio da tecnologia como SMS, WhatsApp, chats online e até mesmo e-mails informativos. Todos eles são ótimos investimentos complementares para ter mais assertividade em sua comunicação.

Entretanto, o telefone ainda abre diversas oportunidades, otimiza tempo e favorece muito a visão da sua empresa diante da concorrência. Isso porque ele passa mais credibilidade, favorece um atendimento mais ágil e seu custo é muito baixo comparado com os benefícios.

Mas se você ainda tem dúvidas se precisa de telefone fixo para empresa, separamos algumas das vantagens desse modelo de comunicação. E também, a diferença de alguns números que influenciam e muito a visão de seus clientes.

Quais as vantagens de prestar atendimento via telefone?

Agora que você compreendeu os principais motivos de manter ou até mesmo criar um telefone fixo para sua empresa, trouxemos algumas das vantagens desse método que ainda é o preferido por muitos clientes.

Vale lembrar que por mais que seu empreendimento esteja inserido completamente no meio digital por meio das redes sociais, chatbots e aplicativos, de nada vale se não puder contar com uma boa solução via atendimento telefônico.

Na verdade, se perde muito mais deixando de investir em telefonia do que apenas apostando em comunicação online, se parar para analisar de forma mais expansiva o atendimento telefônico é extremamente inclusivo.

Vamos a alguns exemplos práticos: pessoas com dificuldade de leitura e escrita, pessoas que precisam desempenhar alguma função enquanto resolve o problema (ou seja, não quer ficar com um chat aberto enquanto conversa com você), deficientes visuais e muito mais.

Portanto, veja como um telefone fixo para empresa pode te ajudar a conquistar ainda mais o mercado!

1. Melhora de atendimento

Você já se deparou com uma mensagem de texto de algum amigo, parente e até mesmo colega de trabalho e interpretou de forma equivocada? Um exemplo prático disso seriam mensagens em que há dubiedade na informação, um bom dia mais seco, uma frase mal construída.

Por mais que as empresas estudem novas formas de se relacionar com o cliente de forma assertiva através de mensagens, a ligação ainda é a melhor forma de medir a temperatura da conversa e facilita a ambas as partes entender o recado transmitido ali.

Como demos o exemplo do bom dia, ao efetuar uma ligação você consegue usar o melhor tom de voz, seja ele seriedade, cordialidade, motivação e muito mais, coisas que por mais que a tecnologia avance, só é possível proporcionar com o relacionamento direto e humanizado.

Portanto, é notado a qualidade no atendimento de empresas que investem em se comunicar também via telefone, a ligação tem a característica de trazer o cliente mais para perto já que facilita a compreensão de dúvidas, sugestões e até mesmo fechar uma venda.

2. Credibilidade

Como complemento da vantagem que listamos acima, a credibilidade é nosso segundo benefício e um dos mais relevantes para empresas que desejam crescer e solidificar suas raízes no mercado.

Vamos usar outro exemplo simples e prático para compreender por que esse meio de comunicação, unido aos demais, consegue conquistar o mercado.

Suponhamos que você precise de um suporte imediato para seu problema, seja ele uma ocorrência de trânsito, problemas para entender algum sistema de seu computador, reportar algum erro em um aplicativo de celular e até mesmo problemas com Wi-Fi.

A primeira coisa que vem à sua cabeça é ligar para resolver seu problema, seja para sua seguradora, para o programador do software, franquia de internet e até mesmo aplicativos de comida e transporte.

Agora imagine a frustração em saber que não há um canal direto via telefone para resolução desse problema, você está na estrada e só tem o sinal de telefonia, está com problemas no Wi-Fi, mas a única forma de contatar o suporte é pela internet.

Entendeu como a credibilidade destas empresas pode ficar por um fio? Não é diferente no caso de sua empresa. Portanto, ter um telefone fixo empresarial já não é mais uma opção, é uma certeza se você se preocupa com a credibilidade do seu negócio.

3. Gere proximidade

Como falamos anteriormente, é muito difícil medir o tom de voz em um texto, mas quando você tem um número 0800 ou até mesmo WhatsApp em linha fixa que possibilite chamadas diretas tudo fica mais fácil.

Afinal, quem não é ouvido não é lembrado e isso se aplica para todos os setores de sua empresa, seja ele o financeiro, o RH e ainda mais o departamento comercial.

Pessoas que não têm proximidade com a empresa, ou até mesmo sentem que toda a comunicação é robótica e nada personalizada só se sente mais um em uma fila de espera no atendimento, o que pode acabar prejudicando a experiência do cliente.

4. Minimize custos

Agora se o seu problema é o corte de gastos, trago uma excelente notícia: manter o atendimento via telefone é uma das vantagens dessa lista, visto que os custos são baixos em comparação com as demais plataformas de comunicação.

Sem falar que, atualmente existem empresas de secretárias virtuais que possibilitam terceirizar o atendimento via telefone, ou seja, você tem baixos custos e demais gastos de manutenção que teria em sua empresa.

Quer saber mais sobre isso? Temos um e-book completo sobre o assunto! Confira:

5. Disponha mais de uma linha

Por outro lado, se você deseja investir e otimizar ainda mais os processos de sua empresa, saiba que é possível dispor mais de uma linha de acordo com a necessidade. Essa vantagem irá reforçar ainda mais todos os benefícios já citados até aqui.

É possível separar telefones em setores, facilitando muito mais a divulgação de cada serviço ou produto e também distribuindo os clientes de forma mais assertiva, por exemplo:

  • ouvidoria;
  • SAC;
  • atendimento ao cliente;
  • vendas;
  • controle de qualidade, e outros.

6. Personalize e conquiste seus clientes

Você provavelmente já percebeu em algum telefone fixo para empresas uma mensagem receptiva, que antes mesmo de gerar uma senha de atendimento ou de precisar falar com o atendente tirou todas as suas dúvidas sobre o assunto em questão.

Ou até mesmo informou o número da fila de espera e relembrou alguns passos para solução do problema. Por isso, nossa quinta vantagem é a personalização do atendimento ao cliente.

Através de uma linha fixa você pode inserir mensagens de boas-vindas, realizar a criação de menus, promover um redirecionamento personalizado, emitir relatórios, e até mesmo direcionar a solução imediata para o cliente, seja consulta de boletos, passo a passo de problemas e muito mais.

7. Fortaleça a imagem 

Por fim, como sétimo e último benefício de ter um telefone fixo na sua empresa é o fortalecimento da imagem na hora de divulgar seus serviços ou produtos, até mesmo para resolução de problemas recorrentes que os métodos online não proporcionam.

Qual é o melhor telefone fixo para empresa? 0800, 0300 ou 4000?

Está pensando em adquirir um número 0800, 0300 ou um número 4000 para o seu negócio, mas está com dúvidas sobre as diferenças entre eles? Calma, você não está sozinho! Muitos de nossos clientes, frequentemente, nos perguntam sobre isso.

Agora que já falamos sobre a importância do telefone fixo para empresa, vamos as características de diferentes linhas de telefone fixo para empresas. Vamos lá?

Números 0800 

Um telefone 0800 é um prefixo que atua como uma “máscara” que, ao ser integrada a um número fixo ou móvel, possibilita “esconder” o telefone e DDD de onde a empresa está localizada. Além disso, permite a realização de ligações gratuitas, à nível nacional, para quem está ligando. 

Já as empresas que divulgam este número arcam com custos das chamadas, que mais comumente são tarifadas por minuto.

Números 0300

Assim como o 0800, o telefone 0300 também faz o mascaramento do número e DDD de onde a empresa está localizada e é utilizado à nível nacional.

No entanto, tanto quem realiza as ligações quanto quem as recebe paga uma tarifa pela minutagem, o que pode causar receio dos consumidores e clientes. Afinal, não fica claro quanto vai custar essa ligação, além de ser um serviço pouco comercializado pelas operadoras. 

Números 4000

A linha 4000, por sua vez, também funciona como uma “máscara”, para o número de telefone e DDD. Porém, mais facilmente utilizado por empresas em capitais e regiões metropolitanas. 

Logo, quem liga para uma empresa que tem cobertura 4000, paga por minuto, como se estivesse realizando uma ligação local. Já a empresa que recebe esta ligação, também paga por ela, porém, são custos menores do que a tarifação de um telefone 0800.

Como otimizar o atendimento telefônico da empresa?

Você descobriu que o atendimento telefônico, ainda é o queridinho, e não investir nessa ferramenta pode atrasar o posicionamento da sua empresa no mercado.

As vantagens em telefonia fixa para empresa são inúmeras e vão desde credibilidade até mesmo fortalecimento de imagem. Além de minimizar custos, já que é possível terceirizar esse serviço com uma empresa especializada no assunto.

Agora, você já sabe que investir em um telefone fixo para empresa é a melhor opção, o que acha de descobrir as vantagens de uma secretária virtual?

As secretárias compartilhadas da Prestus:

  • são profissionais especializadas no atendimento ao cliente;
  • atendem o telefone no nome da empresa;
  • aplicam o questionário de atendimento receptivo;
  • encaminham os recados por e-mail e/ou SMS;
  • em caso de urgência, transferem a ligação ou acionam técnicos de plantão;
  • oferecem um atendimento humanizado;
  • fazem o pós-venda.

Ou seja, são uma alternativa real, com serviço profissional, proporcionando um atendimento personalizado e 24 horas. Conheça a Prestus e saiba mais sobre os nossos planos.

Por fim, para te auxiliar ainda mais, criamos um conteúdo exclusivo com uma tabela comparativa de custos do 0800 entre os principais fornecedores do Brasil:

Perguntas frequentes sobre telefone fixo para empresa

Qual o melhor telefone fixo para empresas?

O melhor telefone fixo para empresas é o número 0800, pois com ele, além de oferecer credibilidade e alcance nacional para sua empresa, você oferece ligações gratuitas para quem te liga.

Qual vantagem de ter um telefone fixo?

Com o telefone fixo sua empresa obtém diversas vantagens, como: melhorar o atendimento do seu negócio, gerar credibilidade e proximidade com seus clientes e também tem a oportunidade de personalizar o atendimento, tornando a experiência do consumidor ainda mais promissora.