Telemarketing: o que faz, como funciona e qual a diferença
Telemarketing faz parte de uma estratégia de marketing direto, ele utiliza o telefone como principal ferramenta de comunicação para promover serviços ou produtos de outras empresas. Através do telemarketing, as empresas se beneficiam para aumentar seu reconhecimento de marca e contato direto com os potenciais clientes.
Embora o telemarketing ainda pareça ser um modelo antigo e inconveniente, muitas empresas conseguem aumentar seu faturamento através deste serviço.Veja mais como funciona o telemarketing a seguir.
O que é telemarketing
Telemarketing é um serviço de marketing que tem como principal objetivo promover um produto ou serviço através do atendimento ao cliente. Usualmente, o telemarketing funciona por meio das ligações ativas promovendo a venda, mas ele também pode ser um eficiente canal para atendimento receptivo, inclusive no pós-venda.
O que faz no telemarketing
No telemarketing, temos 3 funções principais:
As vantagens do telemarketing são:
- Vendas Ativas: Onde o operador de telemarketing liga para potenciais clientes para oferecer produtos ou serviços.
- Atendimento ao Cliente: Solucionando dúvidas, realizando a triagem de dados ou atendendo a solicitações de clientes.
- Pesquisas de Mercado: Realizando chamadas para coletar informações sobre preferências e comportamentos dos consumidores.
Os operadores de telemarketing são os profissionais que desempenham esse papel essencial no relacionamento entre a empresa e o cliente. Afinal, eles são muitas vezes o primeiro ponto de contato humano que o cliente tem com a empresa, o que torna seu papel ainda mais crítico.
Sendo assim, para garantir uma experiência positiva, os atendentes devem oferecer um atendimento personalizado e empático, além de conhecer e aplicar boas práticas, como manter um tom de voz agradável e profissional.
Qual a diferença entre telemarketing ativo e receptivo?
Antes de mais nada, entender a principal diferença entre essas duas modalidades do serviço, auxilia as empresas a entenderem qual é a opção que vai ajudá-las em diferentes etapas do seu negócio, como também à melhorar a experiência do cliente. Veja só:
Telemarketing ativo
Nesse caso, o telemarketing ativo acontece quando o contato é iniciado pela empresa, seja para prospecção de cliente, estimular uma recompra, auxiliar a retenção de clientes, aplicar pesquisas de satisfação ou ações de pós-venda. Ou seja, ocorre uma ligação de dentro da empresa para fora.
O telemarketing ativo é uma estratégia poderosa que, quando usada corretamente, pode gerar resultados significativos para a empresa. A ligação ativa proporciona:
- Aumento de vendas
- Expansão da base de clientes
- Feedbacks constantes
- Relacionamento com o cliente
- Adaptabilidade através das abordagens
Veja mais: Ligações ativas e prospecção de clientes
Telemarketing receptivo
O telemarketing receptivo, por sua vez, acontece quando o cliente liga para a empresa buscando atendimento de vendas, suporte técnico, reclamações ou buscando pelo pós-venda. Em outras palavras, a ligação ocorre de fora para dentro da empresa.
Ou seja, o telemarketing receptivo desempenha um papel fundamental na captação, fidelização e manutenção de um relacionamento positivo com os clientes. Além disso, veja algumas razões pelas quais você deve contar com este serviço:
- Personalização, agilidade e eficiência no atendimento
- Abertura de suporte técnico
- Fidelização de clientes
- Oportunidade de Up-selling e vendas qualificadas
- Gestão de crises
Desse modo, entendemos que investir em um telemarketing receptivo eficiente e, portanto, uma estratégia essencial para o sucesso e crescimento sustentado de qualquer organização.
Conteúdos relacionados ao atendimento receptivo:
- Atendimento telefônico: princípios básicos para excelência
- Atendimento receptivo: 5 estratégias para call center
- Passo a passo para montar um bom script de telemarketing
- Atendimento compartilhado: como e por que implementar?
- Call center: o que é? Quais os seus benefícios no atendimento ao cliente?
Qual a diferença do telemarketing para o call center?
Embora telemarketing e call center sejam usados como termos semelhantes, são serviços, é importante atentar-se às diferenças entre o que empresas de telemarketing e call center oferecem, veja:
Telemarketing
Antes de mais nada, o telemarketing é um serviço de atendimento que trabalha com a promoção de vendas e a oferta de produtos ou serviços por telefone, geração de leads, realização de vendas e coleta de informações através de pesquisas.
Além disso, como mencionado acima, o telemarketing também pode ser receptivo. No entanto, ele ainda se enquadra na etapa de atendimento ao cliente na pré-venda e venda.
Call Center
Um call center é uma central de atendimento que gerencia todas as comunicações telefônicas de uma empresa, abrangendo não apenas marketing e vendas, mas também suporte ao cliente, assistência técnica, SAC, cobranças, agendamentos, entre outras funções.
O call center tem como objetivo oferecer suporte e assistência abrangente aos clientes, garantindo a satisfação e a fidelização.
Portanto, o telemarketing é amplamente utilizado pelas empresas, muitas vezes com o auxílio da terceirização do call center para atender as ligações. Internalizar esse serviço pode ser financeiramente inviável para empresas de pequeno e médio porte, devido aos custos elevados relacionados à infraestrutura, equipamentos de informática, ferramentas e à necessidade de um espaço físico para implementação do setor.
O atendimento ao cliente por meio de ligações telefônicas é fundamental para as empresas, independentemente do seu porte. Mesmo com os diversos canais de comunicação disponíveis atualmente, os consumidores ainda valorizam o atendimento telefônico, especialmente no processo de compra, suporte e pós-venda. Por isso, o serviço de telemarketing é indispensável e um verdadeiro aliado para manter um bom relacionamento com o consumidor.
As vantagens do telemarketing
O serviço de telemarketing oferece diversas vantagens para as empresas, ajudando a melhorar as vendas, a satisfação do cliente e a eficiência operacional. Em seguida, separamos as principais vantagens:
- Contato Direto: é a mídia mais pessoal e interativa que existe; 88% dos brasileiros preferem resolver assuntos por telefone.
- Otimização: em um mesmo contato de telemarketing, muitas informações podem ser passadas ou cadastradas;
- Custo: é mais barato se vender pelo telemarketing, já que os custos de comissões, estrutura e logística são menores do que em uma loja;
- Velocidade: Um operador de telemarketing pode efetuar entre 70 e 140 contatos num mesmo dia, já um vendedor de campo pode visitar em média 12 clientes, no máximo.
Há diversas empresas de Telemarketing, entretanto, seu foco sempre são grandes contas, com mais de 10 PAs (posição de atendimento) e custos elevados para PMEs, o que não justifica pelo uso menos intenso comparado à grandes empresas.
Dependendo do porte do seu negócio, os custos de montar uma central de atendimento internamente ou contratar alguma empresa, podem ser muito elevados com base na real necessidade.
Por isso, existem soluções de atendimento para pequenas e médias empresas como as Secretárias Virtuais Compartilhadas da Prestus.
A Prestus. é uma das primeiras empresas a abrir sua operação de atendimento compartilhado. Ou seja, temos uma equipe interna que chamamos de Secretárias Virtuais, na qual você pode terceirizar, para atender em nome da sua empresa.
Hoje atendemos em nome de mais de 500 empresas em todo o Brasil, seja por telefone ou WhatsApp, com operação 24 horas por dia.
Como contratar uma empresa de Telemarketing para PME:
Com os avanços tecnológicos, ficou muito mais fácil contratar o serviço de telemarketing para uma pequena ou média empresa. Aliás, nosso time de atendimento atende diferentes negócios, se baseiam em informações estruturadas pela empresa contratante e ainda podem atender mais de uma ligação de forma simultânea, garantindo mais oportunidades.
Contudo, existem três passos para você contratar o Telemarketing feito pelas Secretárias Virtuais da Prestus:
1. Solicite nossa proposta 1 minuto. ou receba uma consultoria gratuita dos nossos especialistas.
2. Defina um script de como nossas atendentes irão realizar as ligações em nome da sua empresa e como será o direcionamento das ligações, juntamente com um de nossos consultores.
3. Divulgue o seu número de atendimento.
Outro ponto importante que contribui muito para as PMEs é que há opções de PAs compartilhadas que atendem 24 horas a partir de um custo variável e acessível por mês. Confira em nossos planos.
A Prestus é uma das primeiras empresas a abrir sua operação ao compartilhamento de PAs de Telemarketing, e hoje atendemos mais de 500 empresas em todo o Brasil, com operação 24 horas por dia, inclusive.
Aplicações:
- Telemarketing Receptivo
- Telemarketing Ativo
- PAs de Aluguel
- Telemarketing Terceirizado
- Telemarketing Compartilhado
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Fale agora mesmo com a Prestus via WhastApp ou ligue 0800 607 1538. Se preferir, agende uma consultoria gratuita com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas sobre como funciona o nosso Telemarketing compartilhado.
Se você tem dúvidas se está na hora de melhorar o atendimento da sua empresa, descubra através do nosso quiz e ainda receba dicas de como melhorar!
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